O procurador-geral da Flórida, James Uthmeier, apresentou uma proposta polêmica: transformar um antigo aeroporto abandonado no coração dos Everglades em um centro de detenção temporária para imigrantes ilegais. Chamado informalmente de “Alcatraz dos Jacarés”, o local seria, segundo ele, praticamente impossível de fugir, cercado por pântanos, jacarés e pítons.
“Se alguém escapar, não vai encontrar muito além de animais selvagens. Não há para onde correr, nem onde se esconder”, afirmou Uthmeier em entrevista ao Florida’s Voice, acrescentando que a instalação poderia estar pronta em 30 a 60 dias, caso aprovada. Segundo ele, a iniciativa atende a uma solicitação do governador Ron DeSantis, que pediu alternativas para reforçar as operações de detenção migratória no estado.
O projeto surge em meio a uma intensificação das ações do governo Trump contra a imigração irregular, com diversas operações conduzidas pelo ICE em todo o país. Em abril, por exemplo, uma operação de quatro dias na Flórida resultou na prisão de quase 800 pessoas, incluindo membros de gangues e criminosos condenados.
Se implementado, o “Alcatraz dos Jacarés” seria o maior centro de detenção imigratória do estado e símbolo do alinhamento da Flórida com as políticas federais mais duras sobre imigração.
Fonte: Daily Caller