O governo de Kosovo concordou em receber até 50 migrantes deportados pelos Estados Unidos, mesmo que esses estrangeiros não sejam cidadãos do país europeu. O acordo, confirmado pela embaixada de Kosovo em Washington, atende a um pedido da administração Trump, que busca alternativas para deportar migrantes cujos países de origem se recusam a recebê-los de volta.
Segundo o governo kosovar, os migrantes serão relocados temporariamente, enquanto se viabiliza o retorno deles aos seus países de origem. Kosovo destacou que poderá escolher quais indivíduos aceitar, desde que cumpram critérios relacionados à ordem pública e ao Estado de Direito. O Departamento de Estado dos EUA elogiou o gesto e chamou o país de "parceiro" na política de deportações.
Kosovo, que declarou independência da Sérvia em 2008, já havia cooperado com os EUA ao abrigar afegãos evacuados em 2021. Agora, se junta a outros países que aceitaram deportados dos EUA, como El Salvador, Costa Rica e Panamá. Algumas tentativas de deportação para locais instáveis, como Líbia e Sudão do Sul, foram barradas por decisões judiciais americanas.
Fonte: CBS