Tanto o presidente Joe Biden quanto o ex-presidente Donald Trump visitaram a fronteira sul na quinta-feira, 29 de fevereiro, em um momento em que a campanha presidencial de 2024 aumenta a tensão entre ambos os partidos com o tema mais controverso dos EUA: a imigração.
Biden esteve em Brownsville, a cerca de 500 quilômetros de distância de Eagle Pass, onde estava Trump. No seu discurso, o atual presidente disse que “já passou da hora de agirmos” e que as autoridades de fronteira “precisam desesperadamente de mais recursos”.
Ele pediu a Trump que o ajudasse na aprovação de um projeto de lei para uma reforma do combate à imigração ilegal na fronteira sul do país. “Junte-se a mim, ou eu me juntarei a você para dizer ao Congresso para aprovar este projeto bipartidário de segurança na fronteira”, disse Biden. “Nós podemos fazer isso juntos.”
A proposta, rejeitada pelo Senado no início do mês, naufragou porque a oposição republicana considerou insuficientes as medidas para o combate à imigração ilegal, que incluíam adotar ações emergenciais para restringir travessias na fronteira se a média diária de imigrantes flagrados atingisse 4 mil no período de uma semana e processamento de pedidos de asilo em no máximo seis meses.
“Então, isso é o que eu tenho a dizer ao senhor Trump”, disse Biden nesta quinta-feira em Brownsville. “Estabeleça uma posição política planejada em vez de dizer aos membros do Congresso para bloquearem essa lei.”
Na região de Eagle Pass, Trump criticou o oponente democrata pelo aumento do fluxo migratório na fronteira sul dos Estados Unidos – mais de 6 milhões de imigrantes ilegais foram flagrados na região entre janeiro de 2021, quando Biden assumiu a presidência, e janeiro de 2024.
“Os Estados Unidos estão sendo invadidos pelo crime da migração de Biden. É uma nova forma de violação cruel do nosso país”, disse Trump.
“Estas pessoas estão vindo para o nosso país, e estão vindo de cadeias, de prisões, de instituições para pessoas com problemas mentais, de manicômios, e são terroristas. Elas estão sendo conduzidas para o nosso país. É horrível”, afirmou o ex-presidente.
Fonte: NBC News.
Join me in Brownsville, Texas as I deliver remarks on the need to pass the Bipartisan Border Security Agreement. https://t.co/kDUH8t9e9t
— President Biden (@POTUS) February 29, 2024
“They like Trump, can you believe it!” Donald Trump waves and fist bumps at migrants, through barbed wire, on the Southern border. These are people he calls rapists and murderers. pic.twitter.com/pao8g9FXoA
— Mike Sington (@MikeSington) March 1, 2024