A imigração ultrapassou a inflação como o principal problema enfrentado pelos Estados Unidos, de acordo com uma pesquisa Harvard CAPS-Harris divulgada na segunda-feira, 22, pelo The New York Post.
De acordo com a pesquisa, 35% dos eleitores registrados classificam a imigração como a principal preocupação do país, aumentando 7 pontos desde o mês passado.
As preocupações com os aumentos de preços e com a economia não ficaram muito atrás, com 32% citando a inflação como a questão mais premente nos EUA e 25% listando a "economia e o emprego" como uma das principais preocupações.
Porém, as preocupações com a imigração aumentaram desde que a administração Biden relatou um recorde de 276.000 encontros de migrantes ao longo da fronteira sul dos EUA, em dezembro.
O maior foco na questão também ocorre enquanto legisladores de ambos os lados do corredor trabalham para chegar a um acordo que desbloquearia cerca de US$ 61 bilhões em ajuda à Ucrânia em troca de reforço na segurança das fronteiras e mudanças no sistema de imigração dos EUA, incluindo leis de asilo.
A maioria dos eleitores – 68% – disse querer medidas que tornem mais difícil a entrada ilegal no país. Metade dos Democratas – 50% – também concorda com medidas de segurança reforçadas.
Quase dois em cada três eleitores – 64% – disseram que o problema da imigração na fronteira está piorando sob a liderança do Presidente Biden, e a grande maioria – 77% – quer que a administração Biden faça um acordo com os legisladores republicanos que aumentaria a segurança fronteiriça.
A forma como Biden lidou com a crise na fronteira sul resultou em 46% a responder que têm menos probabilidade de votar no titular de 81 anos em 2024 e 30% a dizer que isso não teve efeito no seu voto. 82% dos eleitores, pelo menos “concordam de certa forma” que os EUA precisam de um novo presidente, concluiu a sondagem, incluindo 68% dos democratas.
“Apesar de toda a conversa sobre crises internacionais, os americanos estão focados primeiro nos Estados Unidos e em si mesmos”, disse Mark Penn, codiretor da pesquisa Harvard CAPS-Harris, em um comunicado. “Eles estão muito preocupados com a imigração, a inflação e o crime e é por isso que muitos deles dizem que querem um novo presidente.”
A pesquisa Harvard CAPS/Harris entrevistou 2.346 eleitores registrados entre 17 e 18 de janeiro.