A Guarda Nacional do Texas está enviando tanques de guerra para a fronteira dos Estados Unidos com o México em um esforço para impedir imigrantes que tentam entrar nos EUA ilegalmente.
Segundo a Guarda Nacional, a produção dos veículos de 14 toneladas foi descontinuada pelo Exército dos EUA em 2007, após serem usados em vários conflitos armados, incluindo a Guerra do Vietnã, a Guerra do Iraque e a guerra no Afeganistão.
Cerca de 50 soldados serão treinados para operar os veículos, que ficarão estacionados em 10 locais na fronteira do Texas com o México. De acordo com o The Texas Tribune, a ordem foi emitida na quinta-feira passada como parte da Operação Estrela Solitária do governador Greg Abbott.
“A Guarda Nacional do Texas está tomando medidas sem precedentes para proteger nossa fronteira e repelir e impedir imigrantes que tentam cruzar a fronteira ilegalmente", disse Abbott.
O anúncio foi feito um mês antes de terminar a Título 42 - medida de saúde instaurada durante a pandemia de COVID-19 e que restringe a entrada de requerentes de asilo no país. O fim da medida, marcada para 20 de dezembro, vai levar a um aumento dos que atualmente aguardam no México.
Na noite de segunda-feira, 21, quinze estados republicanos pediram a um juiz federal que mantivesse em vigor a política. Um juiz emitiu uma decisão na semana passada que bloqueou temporariamente a regra.
InvasãoO governador republicano do Texas, Greg Abbott, confirmou o envio e anunciou que lidará com o aumento de imigrantes como se fosse uma “invasão”.
“A Guarda Nacional do Texas... está enviando x10 M113 Blindados de Transporte de Pessoal para a fronteira sul do Texas com o México, além de aumentar os voos de aeronaves e os esforços de segurança”, disse um comunicado enviado à AFP pelo Departamento Militar do Texas.
“Essas ações fazem parte de uma estratégia maior para usar todas as ferramentas disponíveis para combater o nível recorde de imigração ilegal", completou.
2,3 milhões de imigrantes na fronteira
A migração de pessoas de toda a América Latina para os Estados Unidos via fronteira com o México aumentou nos últimos meses.
Entre outubro de 2021 e o final de setembro de 2022, as autoridades americanas interceptaram 2,3 milhões de imigrantes na fronteira, segundo dados do departamento de Alfândega e Proteção de Fronteiras.
O governador Abbott enviou na semana passada uma carta ao presidente Joe Biden culpando-o por uma política de "fronteiras abertas" que forçou o Texas a "nos defender".
O governador disse que havia “invocado as Cláusulas de Invasão das Constituições dos EUA e do Texas para autorizar totalmente o Texas a tomar medidas sem precedentes para defender o estado contra uma invasão”.
Desde abril, Abbott, que é republicano, também envia ônibus com imigrantes que são liberados nos postos de controle da fronteira para estados governados por democratas. Com informações da AFP.
Texas Military Department service members work side by side with the Texas Department of Public Safety & other law enforcement to stop illegal activities from crossing the Texas-Mexico border.
— Greg Abbott (@GregAbbott_TX) November 21, 2022
Thank you for keeping our state safe. pic.twitter.com/V9ezpAhvVa