A tempestade tropical Imelda ganhou força e se tornou furacão nesta terça-feira (30), segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC). O fenômeno está se afastando das Bahamas e da costa sudeste americana, com previsão de avançar em direção a Bermuda.
Na manhã desta terça, o centro de Imelda estava a cerca de 265 km ao norte da ilha de Great Abaco, nas Bahamas, e a 1.215 km a oeste-sudoeste de Bermuda. Os ventos sustentados ultrapassavam 120 km/h, e a previsão é de intensificação nas próximas horas.
Embora não atinja diretamente os EUA, a tempestade deve provocar chuvas de até 100 mm no litoral da Carolina do Norte, com risco de inundações repentinas. Ondas geradas por Imelda e pelo furacão Humberto já atingem a costa leste americana, elevando o risco de ressacas e correntes de retorno perigosas.
Um aviso de furacão foi emitido para Bermuda, enquanto o alerta de tempestade tropical para o noroeste das Bahamas foi suspenso na segunda-feira (29).
Imelda é o nono ciclone nomeado da temporada do Atlântico em 2025 e se forma logo após Humberto, que chegou à categoria 5 no sábado (27), mas agora perdeu força e segue sem ameaça direta à terra. Meteorologistas descartam, neste momento, a possibilidade de interação entre os dois sistemas — o chamado efeito Fujiwhara.
Fonte: CBS