O furacão Erin, que dominou boa parte de agosto, está em processo de dissipação e deixando de ser um sistema totalmente tropical. Enquanto ele se afasta, as atenções se voltam para o Invest 90L, área de instabilidade designada pelo Centro Nacional de Furacões (NHC) na quinta-feira. As chances de formação de um ciclone tropical já chegam a 80% em 48 horas e 90% em sete dias, podendo evoluir para a tempestade tropical Fernand entre sábado e domingo.
Modelos de previsão indicam forte probabilidade de desenvolvimento. A circulação de ventos sugere que um centro de baixa pressão já está em formação. Diferente de Erin, o novo sistema deve rapidamente se deslocar para norte e depois para o leste, sem impactos significativos no Caribe. Contudo, Bermuda pode enfrentar mau tempo conforme a tempestade se aproxima pela região sul.
Outro sistema, o Invest 99L, segue em monitoramento. Apesar de baixa probabilidade de evolução, ainda resiste à ação do ar seco e da forte corrente de ventos em alto nível. O NHC ampliou sua área de observação em direção às Pequenas Antilhas, e meteorologistas avaliam que, caso persista, pode encontrar condições mais favoráveis ao se aproximar do Caribe.
Fonte: Click Orlando