Beryl se fortaleceu constantemente antes de atingir a costa perto de Matagorda, Texas, como um furacão de categoria 1 durante a madrugada desta segunda-feira, 8.
Danos generalizados pelo vento e cortes de energia afetaram mais de um milhão de clientes no sudeste do Texas. Grandes inundações na costa e inundações repentinas no interior inundaram estradas e ameaçaram casas e empresas.
As inundações costeiras continuarão a aumentar durante a maré alta da manhã e persistirão durante grande parte do dia desta segunda-feira. As inundações repentinas serão uma ameaça contínua em todo o leste do Texas e se estenderão até o norte do Texas – incluindo o metroplexo Dallas-Fort Worth – à medida que Beryl se espalha mais para o interior.
Depois de uma viagem de mais de 8.000 quilômetros através do Atlântico, a perturbação que começou há 14 dias, antes mesmo de sair de África, se transformou no furacão mais forte de Junho e no primeiro furacão de categoria 5 de que há registro. Beryl fez a sua aterragem final perto de Matagorda, cerca de 90 milhas a sudoeste de Galveston, na costa central do Texas, como um furacão de categoria 1 de 80 mph antes do amanhecer desta segunda-feira.
Com sua chegada na segunda-feira, Beryl se tornou o primeiro furacão a atingir os EUA em uma década (desde o furacão Arthur em 3 de julho de 2014) e o primeiro furacão no Texas em quase 3 anos (desde o furacão Nicholas em 14 de setembro de 2021).
Os ventos sopraram acima de 80 mph no metrô de Houston na manhã desta segunda-feira, com rajadas de vento próximas de 90 mph no condado vizinho de Brazoria.
Alertas de enchentes repentinas envolveram a área de Houston-Galveston à medida que faixas de chuva fortes adicionais ao norte do centro de Beryl se formaram em locais que já haviam recebido de 7 a 15 centímetros de chuva antes do amanhecer. Outros 5 a 10 centímetros estão previstos até a manhã de segunda-feira nessas áreas.
Grandes inundações estão em curso ao longo da costa, à medida que os fortes ventos de Beryl varrem uma tempestade do Golfo do México e da Baía de Galveston para o interior, causando inundações costeiras generalizadas nas costas média e alta do Texas.
Depois que sua circulação foi severamente interrompida na península de Yucatán, no México, na sexta-feira, no final do domingo ele conseguiu recuperar o status de furacão na aproximação final ao Texas.
Inicialmente previsto para ameaçar o norte do México ou a costa inferior do Texas, a trajetória de previsão de Beryl sofreu ajustes significativos mais acima na costa do Texas, começando na sexta-feira e continuando até a 11ª hora antes do desembarque, à medida que Beryl se desviava para norte e leste das previsões anteriores.
Beryl aumentou rapidamente para 65 mph em 24 horas – de uma tempestade tropical a um furacão de categoria 4 – enquanto sobrevoava o Atlântico, a taxa de fortalecimento mais rápida de qualquer furacão de Junho.
A tempestade está se movendo 19 km/h para o norte. As seguintes áreas podem esperar ver 3-5 polegadas de chuva hoje à noite até terça-feira: Sudeste de Oklahoma; Arkansas e Sul do Missouri.
Fonte: Local 10.
I believe this jaw dropping flow / storm surge is counter surge from Matagorda Bay squeezed into the channel between Sargent Beach and the main land. This is incredible flow velocity over the main road out of Sargent. Potent backside of Hurricane Beryl pic.twitter.com/OPAeyUWKmr
— Reed Timmer, PhD (@ReedTimmerUSA) July 8, 2024