Encontra-se disponível ao público na plataforma digital "Sommos Amazônia" acervo cultural de 300 filmes, 30 mil músicas, 2.500 livros, mais de 750 obras de artistas plásticos e glossário com 330 verbetes sobre alimentos e ingredientes da região.
O portal reúne e divulga a riqueza cultural da região, com o apoio do Instituto Guimarães Rosa (IGR), do Ministério das Relações Exteriores, responsável pela difusão da cultura brasileira no exterior.
Com curadoria que combina ineditismo e acessibilidade, a "Sommos Amazônia" busca revelar ao mundo a identidade da maior floresta tropical do planeta. A iniciativa ganha relevância especial no contexto dos preparativos para a Conferência das Partes (COP 30), a realizar-se em Belém, em novembro próximo.
O "Sommos Amazônia" reúne filmes, músicas, livros, artes visuais, gastronomia, notícias e e-commerce, conectando públicos diversos e ampliando o acesso a conteúdos que refletem a diversidade e a criatividade da Amazônia. Dentre as obras audiovisuais, destacam-se clássicos como Brincando nos Campos do Senhor, de Hector Babenco. As obras musicais incluem os gêneros carimbó, guitarrada, lambada e jazz manauara.
A plataforma apresenta documentários de temática indígena legendados em inglês e contatos de parceiros do setor cultural, com o propósito de fortalecer a difusão e a valorização da cultura amazônica.
Disponível em português, inglês e espanhol, o portal "Sommos Amazônia" oferece oito áreas temáticas e pode ser acessado pelo link https://lnkd.in/eyzEx9Vh. Outros canais oficias são https://lnkd.in/ed9wN_b3 e https://lnkd.in/gnsTnsbE.