Natural de Curitiba, Paraná, José Rodrigo, conhecido pelo nome artístico Zee-R, trilhou um caminho único para alcançar o sonho de viver e prosperar nos Estados Unidos. De uma banda de jazz e soul americano chamada Solution Orchestra, que dominava os principais palcos desse nicho em Curitiba e nos festivais brasileiros, Zee-R foi conquistando seu espaço no mercado musical americano.
Com o grupo, ele teve a honra de abrir a turnê de lendas como B.B. King e se apresentou em programas de TV de grande audiência, como os de Jô Soares e Faustão. Porém, a conexão com a música americana foi mais profunda. Apesar do jazz ter um público menor no Brasil, Zee-R acreditava que a cultura musical dos Estados Unidos poderia ser sua chave para o sucesso. Seu vínculo com a música americana foi, inclusive, o que o levou a ser nomeado Embaixador da Boa Vontade das Nações Unidas em 2013, e começar a se envolver com a cena musical em Nova York.
Mas, como muitos sonhadores, Zee-R queria mais. Em 2017, após uma turnê no México, ele se apaixonou pela qualidade de vida da Flórida e decidiu que Orlando seria o lugar onde daria o próximo passo. Em 2018, ele se mudou de vez para os Estados Unidos, com a missão de expandir sua carreira e explorar um mercado musical mais diverso e promissor.
Logo após chegar, sua ideia era formar uma banda que resgatasse as "raízes" da música americana, com clássicos de artistas como Bob Seger, John Mellencamp, The Eagles e Bruce Springsteen. Inicialmente, seus colegas de banda eram americanos, mas com o tempo, Zee-R percebeu que a conexão com músicos brasileiros poderia ser ainda mais forte. "Os brasileiros são mais criativos e não têm preguiça de trabalhar duro", diz. "A gente se comunica na mesma língua, e fica mais fácil de trabalhar. Então, hoje em dia, tenho uma banda de músicos brasileiros, todos de altíssimo nível. Nós formamos uma família na comunidade."
Com uma banda composta por seis músicos, sendo cinco brasileiros e um americano, Zee-R conquistou um espaço sólido no mercado de entretenimento da Flórida. Eles tocam em eventos corporativos, hotéis, teatros, parques e até festivais renomados. Recentemente, participaram do Reveillon da Universal (2024 e 2025), do Natal oficial do The Villages e marcaram presença no histórico Tom Petty Festival, em Gainesville, como o primeiro brasileiro a se apresentar no evento. Além disso, já realizaram turnês em estados como Georgia, Carolina do Sul, Indiana, Ohio e Illinois, levando o estilo 'heartland rock'.
Com o objetivo de expandir seu alcance, Zee-R também investe fortemente nas plataformas digitais. Seu canal no YouTube é um reflexo de seu comprometimento em levar sua música cada vez mais longe. A partir de março, a cada semana, ele e sua banda prometem lançar uma nova música, com a ambição de completar 52 lançamentos ao longo de um ano.
Para Zee-R, o "Sonho Americano" vai além de conquistar a fama ou o sucesso. "Eu estou onde gostaria de estar", diz com convicção. "Os EUA são um país que dá oportunidades, te ajuda a crescer. Se você entender e respeitar a cultura, vai conseguir extrair muito mais das oportunidades que surgem."
Apesar de se adaptar bem à nova vida, ele sente falta do Brasil, especialmente da comida e da convivência com a família. Mas, no fundo, ele sabe que sua decisão de seguir a música e se estabelecer nos Estados Unidos foi a escolha certa. "Essa é a base do sonho americano, poder fazer o que você gosta em primeiro lugar."
Com a música como sua guia, Zee-R segue em sua jornada, determinado a deixar sua marca na cena musical dos Estados Unidos, sem nunca esquecer as raízes que o trouxeram até aqui.
Saiba mais, entre em contato, ou acompanhe o artista através do site www.zee-r.com