Autoridades do sul da Flórida pediram que moradores de Miami-Dade e Monroe reduzam voluntariamente o consumo de água diante de preocupações com o abastecimento causadas pela estiagem prolongada.
O South Florida Water Management District (SFWMD) emitiu no dia 5 de fevereiro um alerta de escassez hídrica que abrange, além de Miami-Dade e Monroe, os condados de Collier, Glades, Highlands e Lee.
De acordo com o órgão, os níveis de água subterrânea continuam em queda na maioria das estações de monitoramento do aquífero Biscayne, uma das principais fontes de abastecimento da região. Para proteger também o aquífero Mid-Hawthorn, o Southwest Florida Water Management District (SWWMD) determinou restrições à irrigação de jardins em áreas do nordeste de Cape Coral, no condado de Lee.
Desde novembro, a região registrou menos de 100 milímetros de chuva, deixando os Everglades em situação de seca significativa, com umidade do solo muito baixa.
Morador de Aventura, Hugo afirma já ter mudado seus hábitos. “Estamos com pouca água. Precisamos economizar porque isso é muito importante. No fim das contas, sem água não há vida”, disse. Ele contou que utiliza uma fonte própria de água, retirada de um lago atrás de sua casa, há cerca de dez anos.
Autoridades de Miami-Dade orientam a população a adotar medidas simples para ajudar na preservação dos recursos hídricos. Entre as recomendações estão suspender a irrigação do gramado sempre que possível, utilizar apenas irrigação pontual quando necessário, ligar lava-louças e máquinas de lavar roupas apenas quando estiverem cheias, evitar lavar carros e barcos neste momento e adiar o enchimento de piscinas.
Fonte: Local 10

