O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a defender publicamente a anexação da Groenlândia aos EUA e pressionou a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) a apoiar a iniciativa. Em uma série de postagens feitas nesta quarta-feira (14), Trump afirmou que a ilha, território autônomo da Dinamarca, é “vital” para a construção do chamado Domo de Ouro, um escudo antimísseis que pretende implantar para proteger o país.
Segundo Trump, a Otan deveria liderar o processo para que os Estados Unidos assumam o controle da Groenlândia. Ele alegou que, caso Washington não aja, Rússia ou China poderiam fazê-lo. O presidente também criticou duramente a aliança militar, afirmando que, sem o poder militar americano, a Otan não seria uma força de dissuasão eficaz.
Em outra publicação, Trump compartilhou uma reportagem sobre alertas da inteligência dinamarquesa a respeito de interesses militares russos e chineses no Ártico e ironizou a capacidade de defesa local, afirmando que “só os EUA podem” garantir a segurança da região.
As declarações aumentaram a tensão com a Europa. A Dinamarca reiterou que não fará concessões sobre o território e anunciou o reforço de sua presença militar na Groenlândia. Países europeus, como Alemanha e Reino Unido, discutem uma resposta coordenada no âmbito da Otan para reforçar a segurança no Ártico e conter as ameaças do presidente americano.
Fonte: G1

