O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou, durante um retiro da bancada republicana na Câmara, que precisa que o partido vença as eleições legislativas deste ano para evitar um novo processo de impeachment.
“Vocês têm que ganhar as midterms. Se não ganharmos, eles vão encontrar um motivo para me tirar. Eu vou ser impeachado”, disse, durante o encontro realizado no Kennedy Center.
Trump lembrou ter sido alvo de dois processos de impeachment no primeiro mandato — ambos encerrados com absolvição no Senado — e afirmou ter sido punido “por nada”. Ele também comentou as dificuldades históricas enfrentadas pelo partido do presidente em eleições de meio de mandato e defendeu que os republicanos têm “a política certa”, apesar do cenário adverso.
O presidente fez menção à atual maioria apertada dos republicanos na Câmara e elogiou o presidente da Casa, Mike Johnson, dizendo que o espaço para manobras políticas é limitado.
Trump também tratou de saúde: voltou a criticar o Obamacare, defendeu repasses diretos de dinheiro aos cidadãos para compra de planos e pediu aos parlamentares que sejam “flexíveis” ao discutir restrições ligadas ao aborto, incluindo o alcance da Emenda Hyde — sem detalhar exatamente o que pretende.
Fonte: ABC

