Meteorologistas estão monitorando de perto uma onda tropical que avança pelo leste do Caribe, identificada como Invest 98L, e que poderá se desenvolver em uma tempestade nos próximos dias. O sistema, localizado a algumas centenas de quilômetros a oeste das Ilhas de Barlavento nesta segunda-feira (6), apresenta ventos entre 48 e 64 km/h e uma área ampla de chuvas e trovoadas desorganizadas, sem centro de circulação definido.
De acordo com o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC), o sistema deve se deslocar rapidamente para oeste até o meio da semana, quando condições atmosféricas mais favoráveis no centro do Caribe poderão permitir sua intensificação. As projeções indicam 50% de chance de formação em 48 horas e 80% em sete dias — o que tornaria o fenômeno a próxima tempestade nomeada da temporada, Melissa.
Enquanto isso, chuvas fortes e ventos intensos já atingem as ilhas de Barlavento e de Sotavento e devem persistir durante o dia. Modelos de previsão, porém, divergem sobre o caminho do sistema nas próximas semanas, o que mantém a Flórida em estado de atenção para possíveis impactos até o fim de outubro.
Fonte: Click Orlando

