A tempestade tropical Jerry pode se transformar em furacão até o fim de semana, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), com sede em Miami. O sistema, que ganhou força na terça-feira (30), é o décimo fenômeno nomeado da temporada de furacões do Atlântico de 2025.
De acordo com o NHC, Jerry estava, na manhã desta quinta-feira, a cerca de 635 quilômetros a leste-sudeste das Ilhas de Sotavento, no Caribe — uma cadeia que se estende das Ilhas Virgens até Guadalupe, a leste de Porto Rico. A tempestade apresentava ventos sustentados de 105 km/h, movendo-se para o oeste-noroeste a 32 km/h.
Os meteorologistas preveem fortalecimento gradual nas próximas 48 horas, com possibilidade de Jerry alcançar força de furacão até sexta-feira à noite ou sábado. O sistema não representa ameaça à Flórida neste momento.
Um alerta de tempestade tropical foi emitido para Antígua e Barbuda, Anguila, São Cristóvão e Nevis, Montserrat, São Bartolomeu, São Martinho, Saba, Santo Eustáquio e Guadalupe, incluindo as ilhas próximas.
Nos próximos dias, Jerry deve passar próximo ou ao norte das Ilhas de Sotavento, provocando chuvas de 50 a 100 milímetros, com picos de até 150 mm, o que pode causar inundações repentinas em áreas urbanas e de relevo acentuado. Além disso, ondas fortes e correntes marítimas perigosas já começaram a atingir o Caribe oriental e devem se espalhar para as Ilhas Virgens e Porto Rico até o fim da semana.
A temporada de furacões, que vai de 1º de junho a 30 de novembro, tem se mantido relativamente calma até agora. Apesar de Jerry ser a 10ª tempestade nomeada, apenas Chantal chegou a tocar o território dos EUA. Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), a previsão atualizada é de 13 a 18 tempestades nomeadas nesta temporada, das quais até nove podem se tornar furacões.
Fonte: CBS