O Atlântico começou a se agitar no fim de setembro com a formação de duas ondas tropicais, embora nenhuma represente perigo imediato para os Estados Unidos. O sistema mais avançado, a onda tropical 92L, tem alta probabilidade de se tornar depressão ou tempestade nomeada nos próximos dias, podendo evoluir para furacão e se aproximar perigosamente das Bermudas entre o meio e o fim da próxima semana. O próximo nome da lista é Gabrielle.
Um segundo sistema está saindo da África e pode se desenvolver no fim de semana ou no início da próxima semana, mas deve seguir trajetória semelhante, desviando para o Atlântico aberto e longe do Caribe e da costa americana.
Segundo meteorologistas, o tradicional “trem de ondas africanas”, que costuma ganhar força em agosto e setembro, começou mais tarde neste ano devido à presença de ar seco e afundante. Com isso, o anticiclone das Bermudas/Açores está mais fraco e menos inclinado a empurrar furacões em direção aos EUA, permitindo que os sistemas encontrem rotas de escape para o norte.
Mesmo assim, Bermudas permanecem em alerta, já que setembro é historicamente o mês mais crítico para a região no calendário de furacões.
Fonte: Local 10