O Centro Nacional de Furacões (NHC) anunciou nesta segunda-feira (15) que uma onda tropical no Atlântico central foi designada como Invest 92L, permitindo que previsões detalhadas e os tradicionais “spaghetti plots” sejam gerados para acompanhar sua trajetória.
Atualmente, o sistema apresenta chuvas e tempestades desorganizadas, contidas por ar seco e estável. No entanto, a tendência é de que as condições se tornem mais favoráveis a partir do meio da semana, aumentando a possibilidade de fortalecimento.
De acordo com o NHC, há 80% de chance de formação de uma depressão tropical nos próximos sete dias, embora a probabilidade seja menor no curto prazo (40% em 48 horas). Modelos sugerem que, uma vez em ambiente mais úmido, o sistema deve ganhar força.
Apesar de ainda estar bem distante em alto-mar, projeções de longo prazo indicam que o fenômeno pode permanecer no oceano, sem atingir diretamente o continente. Contudo, especialistas alertam que ainda é cedo para descartar riscos e recomendam monitoramento contínuo.
Fonte: Click Orlando