O filme brasileiro "O Agente Secreto", escolhido para representar o Brasil no Oscar 2025, entra em cartaz nas próximas semanas aqui nos Estados Unidos. O ator Wagner Moura está aqui em Los Angeles promovendo o filme e já em campanha para as premiações. Wagner conversou comigo sobre a expectativa da estreia aqui, a campanha, a personagem que o diretor Kleber Mendonça Filho escreveu para ele e muito mais. O ator está sendo cotado para concorrer como Melhor Ator (ele recebeu o prêmio de Melhor Ator no Festival de Cannes deste ano). Confira trechos da entrevista exclusiva com o ator.
Entrevista
Jana -Kleber escreveu o Marcelo pensando em você. Como você se sentiu e o que mais você gostou de interpretá-lo?
Wagner - É uma super honra você ter um cara que é um dos mais importantes pra mim, um dos mais importantes cineastas brasileiros de todos os tempos, escrever uma personagem pra você. Eu sou muito grato a Kleber por isso, independentemente do momento que o filme está tendo, dos prêmios que o filme está ganhando, aquele diretor escrever algo pra mim já foi uma coisa incrível. Agora, esse filme também é um filme muito especial porque ele nasce de uma inquietação que eu e o Kleber compartilhamos durante o governo Bolsonaro. Esse filme, pra mim, é um filme sobre alguém que quer se manter fiel ao que acredita, aos valores que tem, quando tudo o que está ao redor dele diz o contrário, quando toda uma ordem que está estabelecida ao redor dele é o contrário do que ele pensa. E, nesse sentido, faz todo o sentido que Kleber tenha feito com que o filme acontecesse durante uma ditadura militar, que é muito presente no cinema.
Jana - O filme está recebendo vários reconhecimentos. Você já recebeu um prêmio em Cannes, teve o festival de Chicago, Kleber recebeu uma linda homenagem da Associação Critics Choice e dedicou o prêmio a você. E o filme está tendo uma trajetória muito bonita. O que você espera daqui para frente?
Wagner - Você sabe que a estreia no Brasil, sem nenhuma dúvida, é a mais importante, porque, quer dizer, num certo sentido, você faz um filme, em português, que acontece no Brasil, sobre a ditadura militar em Recife. O sentido que aquilo vai fazer no Brasil é diferente do sentido que faz aqui. Não que seja menos importante o jeito com que essas pessoas aqui recebem o filme, porque todo mundo sabe o que é um governo autoritário, todo mundo entende o que é a justiça, todo mundo se conecta com personagens humanos. [...] E acho importante que as pessoas aqui vejam aquele filme e entendam o que houve na ditadura no Brasil, que vejam aquelas particularidades da cultura pernambucana, perna cabeluda. Aquilo tudo é mostrar um pouco do Brasil. Mas acho mais incrível ainda que nós, brasileiros, vejamos aquilo e que aquilo seja, de certa forma, um espelho para nós também, não esse filme em particular, qualquer filme que você se olhe, se veja, se entenda como brasileiro, que aquilo reafirme a sua cultura, que você veja coisas ali que acha que não é bom. Eu não entendo como isso não pode ser, alguém possa ver isso não como uma coisa fundamental para o desenvolvimento de um país.
Jana - Voltando ao Marcelo, ao "O Agente Secreto", qual foi a cena que mais te desafiou como ator?
Wagner - A cena que a gente fez, esse filme tem uma coisa muito interessante, o Kleber não segue nenhum padrão de escrita, de roteiro. Eu acho fascinante isso. E você só vai entender exatamente o que está acontecendo no filme quando acontece aquela cena no cinema São Luís com o meu personagem, da Maria Fernanda e o Tomás Aquino, onde a gente... Eu só vi o filme duas vezes. Então, acho que é mais ou menos uma hora e meia, uma hora e pouco, uma hora e quinze de filme. E aquela foi uma cena que a gente filmou, era uma cena muito longa, aquela conversa muito longa, ela é intercortada com flashbacks, mas a gente a filmou inteira. Então, a gente filmou sem parar aquela cena por 25 minutos. [...] Quando termina a cena eu nem lembro direito o que aconteceu. Então, não sei o que é desafiante, porque era muito texto, a gente falava muito, mas mais do que desafiante, foi muito prazeroso de fazer. Foi muito legal.
"O Agente Secreto" estreia em Nova York no dia 26 de novembro e em Los Angeles no dia 5 de dezembro. No restante do país, ainda não tem uma data definida.
Você pode conferir a entrevista completa no site do Gazeta News.

