Mesmo com o fim da paralisação do governo dos Estados Unidos, os problemas no transporte aéreo persistiram nesta quinta-feira (13). De acordo com o site de monitoramento FlightAware, mais de 990 voos foram cancelados até as 9h da manhã (horário de Washington).
O Departamento de Transporte informou que cerca de 6% dos voos programados em 40 dos aeroportos mais movimentados do país permanecerão cancelados, uma redução em relação à previsão inicial de 8%. O secretário de Transportes, Sean Duffy, afirmou que a situação está melhorando e que há “um aumento significativo” no número de controladores de tráfego aéreo disponíveis desde o fim da paralisação.
O presidente da Delta Airlines, Ed Bastian, disse acreditar que o setor se recuperará rapidamente. “As últimas semanas foram desafiadoras, mas a melhora é evidente. Até o fim de semana devemos estar operando normalmente”, afirmou à CBS.
Apesar da retomada, Duffy ressaltou que o retorno total das operações aéreas será gradual, já que o processo de redução também foi feito em etapas. Ele destacou que decisões futuras dependerão de análises de segurança, incluindo dados sobre incidentes entre aeronaves e reclamações de pilotos.
A paralisação do governo, a mais longa da história dos EUA, foi encerrada na quarta-feira, após o presidente Donald Trump sancionar um novo pacote de financiamento federal. Passageiros, no entanto, ainda relatam apreensão diante da instabilidade no setor. “Estamos apenas torcendo pelo melhor”, disse Marlyn Mayo, que viajava de Washington a Dallas.
Fonte: CBS

