A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos deve votar nesta quarta-feira (12) um projeto de lei para reabrir o governo federal, encerrando a mais longa paralisação da história do país, que já dura 43 dias. A votação final está prevista para as 19h (horário de Washington), e líderes republicanos afirmam estar confiantes na aprovação da medida.
O presidente da Câmara, Mike Johnson, declarou que os republicanos estão “muito otimistas” quanto ao resultado. O projeto, que já foi aprovado pelo Senado na segunda-feira, prevê financiamento temporário para a maioria das agências federais até 30 de janeiro, além de três projetos orçamentários completos para outras áreas do governo.
A paralisação pode terminar assim que o presidente Donald Trump assinar o texto, o que deve ocorrer logo após a votação. O Senado aprovou a proposta com o apoio de oito democratas, que se uniram aos republicanos para encerrar o impasse.
Nesta mesma sessão, Johnson também deve empossar a democrata Adelita Grijalva, eleita em setembro. Sua assinatura será a última necessária para acionar uma petição que exige do Departamento de Justiça a liberação de documentos relacionados ao caso Jeffrey Epstein, o financista condenado por crimes sexuais.
Fonte: CBS

