O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (11) que pretende reduzir as tarifas aplicadas sobre as importações de café, em meio ao aumento dos preços do produto no país. A declaração foi feita em entrevista à Fox News e ocorre em um momento de negociações comerciais entre Brasil e EUA.
Nos últimos meses, o café vendido nos Estados Unidos registrou uma alta de quase 21% no varejo, segundo dados de agosto. Especialistas atribuem parte desse aumento às tarifas impostas pela administração Trump, que chegaram a 50% sobre o café brasileiro, 20% sobre o produto do Vietnã e 10% sobre o da Colômbia.
Os EUA importam mais de 99% do café que consomem, e o Brasil é o principal fornecedor, respondendo por 30,7% das importações americanas, de acordo com dados da UN Comtrade. Em seguida vêm Colômbia (18,3%) e Vietnã (6,6%).
A expectativa é que o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reúna nesta semana com o secretário de Estado americano, Marco Rubio, no Canadá, durante a reunião ministerial do G7, para discutir a questão tarifária. Em outubro, o Brasil já havia solicitado a reversão da alíquota extra de 40% aplicada aos produtos nacionais.
Fonte: CNN

