O presidente Donald Trump anunciou neste domingo (9) que pretende conceder um “dividendo de pelo menos US$ 2 mil por pessoa” a todos os americanos, exceto os de alta renda, como resultado, segundo ele, do sucesso de sua política tarifária.
“Pessoas que são contra as tarifas são tolas! Somos agora o país mais rico e respeitado do mundo, com quase nenhuma inflação e um mercado de ações recorde. As aposentadorias estão no nível mais alto da história”, escreveu Trump em sua rede social. “Um dividendo de pelo menos US$ 2.000 por pessoa será pago a todos (menos aos de alta renda)”, completou.
A proposta, contudo, ainda não foi detalhada por sua equipe econômica. Em entrevista à ABC News, o secretário do Tesouro, Scott Bessent, afirmou não ter discutido o plano diretamente com o presidente. Bessent indicou que o pagamento poderia vir “de várias formas”, como reduções de impostos já defendidas por Trump — entre elas, isenção de tributos sobre gorjetas, horas extras e benefícios da Previdência, além da dedução de empréstimos automotivos.
A promessa faz parte da estratégia do governo de reforçar a narrativa de que as tarifas impostas a produtos estrangeiros fortaleceram a economia dos EUA e aumentaram o poder de compra da população.
Fonte: ABC

